Fabrice Amedeo, rumo à Martinica!
Reviva os destaques dos primeiros 12 dias da Transat Jacques Vabre

No domingo, 7 de novembro, 89 barcos partiram de Le Havre para a famosa Transat Jacques Vabre.

Os dois velejadores pegaram a estrada do café em direção à Martinica, o ponto de chegada da regata.

Entre os participantes estará Fabrice Amedeo, cujo compromisso com a preservação dos oceanos é apoiado pela Onet. Saiba mais sobre os destaques da edição de 2021.

Fabrice Amedeo, rumo à Martinica! Reviva os destaques dos primeiros 12 dias da Transat Jacques Vabre

Compartilhamento e convívio em torno da parceria Onet x Fabrice Amedeo antes de zarpar

De 29 de outubro a 7 de novembro, nossos funcionários puderam visitar a vila de largada da Transat Jacques Vabre, historicamente localizada ao redor do Bassin Paul-Vatine, em Le Havre. Eles puderam visitar o pontão e o barco IMOCA de Fabrice Amedeo.

Os funcionários se reuniram durante toda a semana para participar dessa experiência única, bem como no dia da largada com a faixa Onet x Fabrice Amedeo, em apoio ao iatista e ao seu projeto científico, financiado pela Onet, para proteger os oceanos.

Os visitantes tiveram a oportunidade de subir a bordo e descobrir como o barco funciona, como é o dia a dia dos capitães durante uma corrida oceânica e como os sensores a bordo coletam dados valiosos, como níveis de poluição plástica, CO2, salinidade e temperatura da água. Essas medições estão ajudando os cientistas a entender melhor as consequências do aquecimento global e o aumento de CO2 na atmosfera.

Ao mesmo tempo, um grande número de funcionários participou do concurso Onet x Fabrice Amedeo, fazendo uma previsão da data de chegada do nosso velejador à Martinica para ganhar os foulies de Fabrice, usados durante a Transat Jacques Vabre. Mais de 220 previsões foram recebidas!

Assista ao vídeo da Onet sobre a aldeia da Transat Jacques Vabre e a largada de Fabrice Amedeo

Livro de registro

Dia1 - Início entusiasmado para Fabrice Amedeo e seu co-skipper Loïs Berrehar

A multidão, sujeita a controles de saúde, havia se aglomerado a apenas alguns metros da longa fila de barcos IMOCA. Fabrice Amedeo, com um olhar confiante e um sorriso no rosto, estava se preparando com calma. Na largada da 17ª regata transatlântica de sua carreira, ele não escondeu seu entusiasmo. Confira as imagens da largada!

Dia2 - Anticiclone de Breton

Um início complicado para a Transat. Logo após a largada, o vento diminuiu e finalmente parou de soprar. Uma crista de alta pressão (uma zona sem vento) estava bloqueando a rota pelo Golfo de Biscaia. O lado positivo é que o barco e seus capitães estão tendo um início tranquilo nessa travessia.

Dia3 - Barco voador

O início da corrida testou os nervos dos competidores, mas agora o barco está voando e o mar está calmo. A vantagem é que o equipamento não foi sobrecarregado. Os velejadores tiveram sorte e compartilham conosco os momentos mágicos proporcionados pelo mar aberto: "Os golfinhos que estavam nos seguindo desde ontem de manhã finalmente nos deixaram. Mas ontem à noite eu ainda podia ouvi-los respirando ao redor do barco".

Dia4 - Testemunhando o aquecimento global

"Será que estamos testemunhando o aquecimento global nesta corrida transatlântica? É impossível dizer, mas certamente estamos testemunhando uma ruptura: nenhum cenário está sendo respeitado nesta Jacques Vabre 2021. Fabrice Amedeo testemunha.

Dia 5 - Ritmo de cruzeiro

O ritmo oceânico e a lista de reprodução são a ordem do dia no IMOCA enquanto ele desliza em direção aos ventos alísios. A dupla está em sintonia com seus objetivos de navegação: não precisar mais depender de combustíveis fósseis. "Estamos nos mantendo graças aos nossos hidrogeradores e, à medida que nos aproximamos da latitude da costa marroquina, nossos painéis solares se tornarão cada vez mais eficientes", explica Fabrice Amedeo.

Fabrice Amedeo - Transat Jacques Vabre 2021 - Ritmo de cruzeiro

Dia 6 - Foco na estratégia

A dupla perdeu terreno em relação aos líderes desde o Cabo Finisterra e decidiu ouvir seus limites e o barco e não atacar com o spinnaker assim que chegarem a Portugal, para não perder uma vela estratégica para o resto da regata.

Fabrice Amedeo - Transat Jacques Vabre 2021 - Foco na estratégia

Dia 7 - Ajustes

Ajustar a trajetória entre Gran Canaria e Lanzarote para aproveitar a canalização do vento e acelerar em uma zona calma. As roupas de neoprene foram guardadas no fundo das malas e substituídas por camisetas e shorts, e os painéis solares estão começando a nos fornecer energia crucial para o futuro, especialmente porque o vento fraco está tornando nossos hidrogeradores menos eficientes.
" Estamos nos concentrando em nossa rota e no ajuste das velas, mas aproveitando cada momento no mar, cientes de que somos muito privilegiados". confidenciou Fabrice Amedeo.

Dia 8 - No limite

O IMOCA Open 60 no ataque com a vela de proa cheia! (a maior vela de proa do barco, com 380 m2) a poucas milhas da costa marroquina. Nosso navegador teve que lidar com um grande número de navios de carga e um barco de pesca sem um sistema de posicionamento AIS, o que fez com que ele fosse visto no último momento. "Terminar continua sendo nosso principal objetivo nesta Transat Jacques Vabre, mas estamos nos permitindo cada vez mais estabelecer novas metas à medida que ganhamos potência e melhoramos nosso conhecimento técnico a bordo", explica Fabrice Amedeo.

Fabrice Amedeo - Transat Jacques Vabre 2021 - Fabrice Amedeo - Transat Jacques Vabre 2021 - On the wire

Dia 9 - Mudança de cenário

Depois do outono em Le Havre: final do verão na Madeira, verão nas Canárias e a onda de calor do verão ao chegarmos aos Doldrums. A cada travessia transatlântica, nosso navegador tem a impressão de voltar no tempo para aquela maravilhosa época de verão. A dupla encontrou vários navios de carga ao longo do continente africano: barcos de pesca, mas também muitos perigos flutuando entre duas águas. O leme de bombordo atingiu vários OVNIs durante a noite, e Fabrice Amedeo diz: "Esse tipo de acidente nos lembra o quanto nosso esporte é aleatório, mas também o quanto nosso oceano é frágil e poluído.

Dia 10 - Escorregadores selvagens

Fabrice Amedeo confidenciou: "O barco passou parte da noite sentado em uma amurada, empurrado por rajadas de vento que o fizeram decolar em um mar completamente plano: era uma alegria estar por perto.
Após suas desventuras, a dupla começou a consertar um gancho do leme e um grande gennaker.

Fabrice Amedeo - Transat Jacques Vabre 2021 - Um passeio selvagem

Dia 11 - A caminho dos Doldrums

Depois de contornar o arquipélago de Cabo Verde a leste, a dupla seguiu para o sul em direção aos Doldrums. Esse é um momento crítico da regata: essa zona de convergência intertropical entre os ventos alísios dos hemisférios norte e sul geralmente produz ventos muito fracos, para grande desgosto dos velejadores que a atravessam, pontuados por violentas tempestades sob nuvens cumulonimbus.

Fabrice Amedeo - Transat Jacques Vabre 2021 - A caminho dos Doldrums

Dia 12 - O desafio de uma trajetória

A dupla optou por uma trajetória de oeste nesse trecho final antes da zona de convergência intertropical, virando mais tarde do que seus rivais ao sul de Cabo Verde. Essa opção traz mais vento e o barco deve entrar nos Doldrums com mais suavidade do que os concorrentes posicionados mais a leste. Afinal, se os líderes conseguirem passar com segurança, os Doldrums se formarão novamente. Essas escolhas permitiram que a equipe de Fabrice Amedeo subisse para o lugar na sexta-feira, 19 de novembro.